Quem Somos

A ABA (Associação Amigos do Bairro Alvorada) nasceu em 2001 para atender necessidades dos moradores daquele bairro. Contudo, ampliou suas atividades e, desde então, atua em prol da comunidade, oferecendo projetos que promovem cultura, esporte, lazer e saúde para toda população sertanezina. Atualmente, são mais de 1500 pessoas de todas as idades atendidas mensalmente. Tudo de forma gratuita. Os projetos oferecidos são: Balé, Basquete, Capoeira, Dança de Salão, Futsal, Ginástica Aeróbica, Hóquei, Jiu Jitsu, Kickboxing, Ritmos, Teatro, Violão, Yoga e Zumba. Para a realização dos projetos a ABA conta com parcerias importantes com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Termo de Colaboração nº 018/2020) e Secretaria de Esporte e Lazer (Termos de Colaboração nºs 031/2020 - ABA Esportivo - e 032/2020 - Movimentar faz Bem - aditivos 3).

Na primeira década de existência, a ABA encontrou algumas dificuldades e resistências. Ainda assim seus diretores lutaram e, ainda lutam, para dar continuidade às atividade e oferecer qualidade de vida à população.

Hoje, a ABA com toda experiência e responsabilidade ocupa posição de destaque e mostra que veio para ficar. Após iniicar suas atividades com apenas dois projetos, a associação atualmente oferece 18 projetos – culturais e esportivos - gratuitamente para a população de Sertãozinho e Cruz das Posses.

Ao todo mais de 1600 pessoas, de todas as idades, são atendidas pela ABA.

Para a realização dos projetos a ABA conta com parcerias importantes com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Termo de Colaboração nº 018/2020) e Secretaria de Esporte e Lazer (Termos de Colaboração nºs 031/2020 - ABA Esportivo - e 032/2020 - Movimentar faz Bem).

Os projetos são: Balé, Basquete, Capoeira, Dança de Salão, Futsal, Ginástica Aeróbica, Ginástica para Terceira Idade, Hóquei, Hidroginástica, Jiu Jitsu, Kickboxing, Natação, Percussão, Ritmos, Teatro, Violão, Yoga e Zumba.

2. Ações importantes

Além dos projetos, a ABA se preocupa em oferecer qualidade de vida e orientações importantes para a comunidade. Frequentemente, promove palestras sobre temáticas importantes (Saúde, Finanças, etc); promove ainda atividades de entretenimento (bailes, peças teatrais, torneios, campeonatos, entre outros).

  • ABA em Ação - ação comunitária em parceria com o Rotary Clube e Prefeitura Municipal, oferece exames complementares de saúde, corte de cabelo e entretenimento à comunidade – tudo gratuitamente.
  • Festivais ABA Fest - festival cultural promovido pela para apresentar o resultado de seus projetos. O espetáculo acontece no Teatro Municipal, com sessões a preços populares.
  • ABA Fest Esportivo - Para encerrar o ano, a ABA promove o ABA Fest – Circuito Esportivo. Mais de 600 atletas, de todas as idades, participaram de jogos, competições e aulas especiais.
  • Torneio Cláudio Donizete Teodoro “O Belezera” – in memorian – tradicional torneio de futebol adulto promovido pela ABA, Prefeitura Municipal (Secretaria de Esportes) e Associação de Árbitros de Sertãozinho.
  • Bailes – tradicionalmente, o Centro Esportivo Mogiana é palco de bailes famosos na cidade – Baile Flash Back e Baile Havaiano.