Projetos

Balé

O BALÉ DA ABA atende cerca de 50 crianças, com aulas às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde. As aulas acontecem no Centro Esportivo Mogiana.

O professor Wallace Viana ensina os princípios e passos básicos do balé e ainda prepara coreografias especiais que são apresentadas ao público no Dia das Mães e também no ABA Fest - Festival Cultural de fim de ano. Podem participar crianças a partir dos 06 anos.

Basquete

Na ABA, o professor Osvaldo Inocêncio Dias, se encarrega de ensinar crianças e adolescentes os princípios e táticas do esporte. Ao longo do ano, os alunos participam de torneios e campeonatos para os incentivar, ainda mais, e criar entre eles espírito de equipe e entrosamento.

As aulas acontecem no Centro Esportivo Mogiana, às segundas e quartas, das 16h às 18h, e terças e quintas, das 9h às 11h. Podem participar crianças a partir de 07 anos.

Capoeira

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas, como resistência, agilidade, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação e ritmo.

Na ABA, os professores Lequinho e Alessandro são os responsáveis por ensinar crianças e adultos a arte da capoeira. Anualmente, os alunos participam de eventos como Batizado e Troca de Cordas.

Podem participar crianças a partir de 05 anos. As aulas acontecem às quartas e sextas, das 9h30 às 10h30 e das 13h30 às 14h30, no Centro Esportivo Mogiana. Mais informações pelo telefone (16) 3947-6589.

Dança de Salão

É uma dança sem contraindicações, é uma opção para quem quiser se exercitar e manter a forma, pois 40 minutos de exercício gastam 600 calorias. É também uma forma preventiva de doenças articulares, como artrose ou artrite e doenças circulatórias. É recomendada até por psicólogos e psiquiatras, como forma de melhorar a vida social.

Na ABA, as aulas acontecem às terças-feiras, às 20h, no Centro Esportivo Mogiana. Podem participar casais adultos (a partir dos 18 anos).

Professores e monitores estão sempre dispostos e ensinam seus alunos a dançar os mais variados ritmos musicais. A turma é animada e se apresenta em muitos eventos ao longo do ano, o mais famoso é a Festa Junina.

Futsal

O Futsal ajuda a melhorar os fundamentos como drible curto, agilidade, passe e finalização. Auxilia no ganho de força física e resistência muscular. É considerada uma atividade aeróbica e também auxilia no desenvolvimento de panturrilhas, coxas, costas e abdome. Jogando futsal você se exercita ao mesmo tempo em que se diverte com seus amigos durante uma partida.

Na ABA, o projeto atende crianças (a partir dos 07 anos) e adolescentes (até 17 anos). As aulas, ministradas pelo professor Julio Delboni, acontecem na quadra do Centro Esportivo Mogiana, no período da manhã e tarde.

Além de torneios internos, os times participam de campeonatos e pequenas competições em Sertãozinho e região.

Ginástica Aeróbica

A ginástica aeróbica, em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos incentivados por música. Os elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.

Na ABA, as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, partir das 18h15, no Centro Esportivo Mogiana, com a professora Carla Souza.

Ginástica para Terceira Idade

A simples prática de alguma atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas da terceira idade. Seus objetivos principais são a prevenção de doenças e a melhora na qualidade de vida, já que os idosos têm cada vez mais vontade de viver e vencer as barreiras impostas pelo avanço da idade.

Apesar de os grupos de terceira idade atenderem, geralmente, pessoas com 60 anos ou mais, na ABA, o projeto atende homens e mulheres a partir dos 45 anos.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 7h30, com o professor Wallington Souza (Capucho).

Hóquei

O hóquei sobre patins é um esporte coletivo de interior, em que os atletas rolam sobre patins e usam um stick para conduzir uma bola, que tentam introduzir na baliza adversária. O tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes. São utilizados os seguintes equipamentos: patins (compostos por quatro rodas cada, travão, chassi e bota), stick e bola. Como equipamentos de proteção, são utilizadas caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e no caso dos guarda-redes, proteção de coxa e máscara para a cabeça.

Na ABA, o projeto atende crianças a partir dos 07 anos, com aulas às sextas-feiras, das 8h às 9h, das 9h às 10h, das 14h às 15h, das 15h às 16h, na quadra do Centro Esportivo Mogiana.

Hidroginástica

A atividade melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade, além de proporcionar um gasto calórico de 260 a 400 kcal por hora dependendo da intensidade em que o praticante realiza os exercícios

A prática da hidroginástica pode levar a menor impacto nas articulações, menor esforço nos movimentos e sensação de conforto causada pela água.

Na ABA, o projeto atende adultos e idosos, com aulas às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, manhã e tarde. A responsável pelas aulas é a professora Grazielle Vicente Ibelli.

Jiu Jitsu

Na ABA, os professores Edmar e Renan, atendem crianças (a partir dos 07 anos) e adultos (a partir de 16 anos) ensinando todas as técnicas da modalidade. As aulas acontecem no Centro Esportivo Mogiana, às terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde para a turma infantil e à noite para adultos.

Benefícios: Diminui o estresse; serve como defesa pessoal tanto para homens, quanto para mulheres; aumenta a autoestima e a autoconfiança; desenvolve o caráter; trabalha e define o corpo, como os braços, abdome e quadril, tanto em homens, quanto em mulheres; aumenta a resistência do organismo; acelera o metabolismo; melhora a capacidade cardiovascular e respiratória; aumenta a flexibilidade; aumenta a coordenação motora e os reflexos.

Kickboxing

O kickboxing é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato. O esporte é muitas vezes confundido com o muay thai (boxe tailandês), mas apresenta diferenças, não apenas nas regras, mas também na prática.

Para participar das aulas na ABA, o interessado precisa ter a partir de 15 anos. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 20h às 22h, no Centro Esportivo Mogiana. O professor Edmar dos Santos é o responsável por transmitir os ensinamentos à turma.

Natação

Além de ser um dos esportes mais completos, a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar por ser praticada na água, despertando uma sensação de prazer e bem-estar.

Fatores como melhora do condicionamento físico geral e fortalecimento muscular são vantagens já conhecidas da prática desse esporte. Mas existem outros benefícios para sua saúde - coração, respiração, articulações, autoestima, anti-stress, redução do risco de diabetes; melhora do colesterol, controle do peso, melhora da força e tônus musculares e super alongamento.

Na ABA as crianças agora têm piscina aquecida para suas aulas que acontecem gratuitamente no Centro Esportivo Mogiana, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, em diversos horários.

Percussão

Você sabia que tocar instrumentos de percussão é ótimo para melhorar a coordenação motora, ajudar na concentração e dar noções de ritmo para quem gosta de música?

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, no Centro Esportivo Mogiana, com o professor Igor Fernandes.

Ritmos / Fitdance

Quer uma aula animada? Então vem pro Fitdance da ABA.

O Fitdance é um programa de dança e diversão. Um programa que torna a sua vida mais divertida por meio da dança, quem o pratica se movimenta, dança e agita o corpo e a mente, elevando o bem-estar. (informações de vo2sports.com.br)

As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, a partir das 17h, com o professor Maurício Reducíno

Para participar basta ter 16 anos ou mais e gostar de dançar muito!

Teatro

Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.

São muitos os benefícios desta atividade: aumenta a autoestima, melhora a timidez, aprimora a habilidade de relacionar-se com os outros, faz com que a criança se conheça mais, desenvolve consciência corporal e coordenação motora, ensina a trabalhar em grupo, desenvolve habilidades cognitivas como memória e raciocínio, expande o repertório cultural, melhora o desempenho escolar e propicia o fazer poético.

Na ABA, o projeto abrange todas as faixas etárias (a partir dos 07 anos). As aulas acontecem às quintas-feiras, 20h, no Centro Esportivo Mogiana, com o professor Marcos Favareto.

Violão

Você sabia que existe uma forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilidades? Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música. É uma forma de proporcionar alegria, bem-estar e realização pessoal.

O ato de você dedilhar um violão, por exemplo, já está trabalhando sua coordenação motora primária. Isso lhe auxilia em diversas atividades do dia a dia, que necessitem de uma coordenação de maior precisão.

Na ABA, os alunos são divididos em três turmas, orientadas pelos professores Fernando e Rodrigo. As aulas acontecem no Centro Esportivo Mogiana e atendem todas as faixas etárias (a partir dos 09 anos).

Yoga

A prática da Yoga ajuda a conquistar e manter uma boa saúde, alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades.

Na ABA, as aulas acontecem às quartas e sextas-feiras pelas manhãs, no Centro Esportivo Mogiana. A professora Paula Bolças é quem conduz a turma.

Zumba

Essa aula de dança é capaz de trazer dezenas de benefícios para o corpo e a mente. Além de movimentar o esqueleto inteiro, queimar calorias e aumentar o condicionamento físico, bailar fortalece ossos e músculos, melhora o equilíbrio e o humor. Também reduz as dores, potencializa o aprendizado, a memória e a atenção, e retarda o processo de envelhecimento. Isso sem falar no convívio coletivo, que pode garantir novas amizades e boas risadas.

Como você pode ver são muitos os benefícios! E eles estão à disposição dos munícipes através do projeto de Zumba da ABA.

Nossas aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, a partir das 18h, no Centro Esportivo Mogiana. O projeto é voltado a jovens (a partir dos 16 anos) e adultos, e coordenado pela professora Priscila Araújo.